Crise de ansiedade é excesso de futuro, de pensamentos, de medo… Todos esses excessos nos paralisam, nos aceleram por dentro sem nos permitir sair do lugar.
Ao contrário, a depressão remete muito ao passado, por frustrações, medos e incertezas relativas a uma fase da vida que já passou.
Apesar de terem causas e sintomas diferentes é possível ter as duas condições ao mesmo tempo. Muitas vezes, os sintomas acontecem simultaneamente e a relação entre eles pode ser complexa.
Depressão gera uma sensação de falta de controle, tristeza profunda e falta de energia. Mesmo com motivos para agir, a pessoa não tem ânimo. Essa situação prolongada pode levar à ansiedade. Da mesma forma, quem sofre com ansiedade e preocupações excessivas pode desenvolver pensamentos obsessivos, se sentindo inferior e incapaz. Com o tempo, isso gera desesperança, melancolia e sintomas depressivos.
Pessoas convivendo com ambos os problemas podem apresentar sintomas de depressão e ansiedade, ou não terem sintomas tão explícitos.
Agende sua consulta com o psiquiatra!
Dra. Paula Kochhann
Psiquiatria e Psicoterapia
CRM-RS 46847 / CRM-RJ 5201043080
Copacabana
WhatsApp:
Endereço:
Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1066, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.
Leblon
WhatsApp:
Endereço:
Rua Almirante Pereira Guimarães 72, Sala 707, Leblon, Rio de Janeiro, RJ.