A autoestima é, essencialmente, a forma como você se enxerga. Vamos explorar os sinais mais comuns da baixa autoestima e como ela pode se manifestar no cotidiano.
Sinais Comuns da Baixa Autoestima
1. Falta de Confiança
Quem não se sente merecedor dificilmente tem a confiança necessária para encarar desafios, realizar mudanças, firmar relacionamentos e transformar planos em realidade.
2. Reclamações Constantes
Têm dificuldade em ver lado positivo da vida! Frequentemente se fixam nas coisas negativas, tornando-se propensas a reclamações constantes.
3. Medo da Rejeição
Quem teme ser rejeitado evita compartilhar ideias no trabalho, adota uma postura passiva para evitar repreensões e perde oportunidades de crescimento pessoal.
4. Medo de Enfrentar Desafios
Se você sempre vê o lado negativo e sofre antecipadamente com as situações, provavelmente tem medo de enfrentar desafios.
5. Perfeccionismo
A busca incessante pela perfeição pode ser uma manifestação da baixa autoestima.
6. Falta de Autocuidado
Quem não se gosta, não se cuida. Pessoas com baixa autoestima nunca se colocam em primeiro lugar!
7. Autopunição
Isso pode ocorrer de várias formas, como descuidar da alimentação, ou negar a si mesmo algo desejado, como um evento, uma roupa nova ou um momento de descanso.
8. Desvalorização das Conquistas
Pessoas com baixa autoestima têm dificuldade em valorizar suas próprias conquistas, independentemente de seu tamanho ou importância.
Reconhecer esses sinais é o primeiro passo para lidar com a baixa autoestima. Se você se identifica com alguns desses comportamentos, considere buscar apoio profissional.
Dra. Paula Kochhann
Psiquiatria e Psicoterapia
CRM-RS 46847 / CRM-RJ 5201043080
Copacabana
WhatsApp:
Endereço:
Av. Nossa Sra. de Copacabana, 1066, Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.
Leblon
WhatsApp:
Endereço:
Rua Almirante Pereira Guimarães 72, Sala 707, Leblon, Rio de Janeiro, RJ.