Ansiedade Rio de JaneiroDepressão Rio de JaneiroDestaqueFobias Rio de JaneiroImprensaNotíciasSíndrome de Burnout Rio de JaneiroSíndrome do Pânico Rio de JaneiroTratamento Alimentares Barra da Tijuca

Psicanálise nos contos de fadas

Avaliar post

Á medida que as crianças vão se desenvolvendo passam por vários dilemas, entre eles, as rivalidades entre irmãos, autoestima, iniciação nas questões morais. Nessas circunstâncias surgem tensões inconscientes, e é nesse momento que os contos de fadas se tornam essencial na estruturação subjetiva da criança, ao guiando as fantasias e dimensionando sua imaginação.

 

O conto de fadas Cinderela que é conhecido por todos, foi criado em várias versões e podem receber releituras, modificações para se adequar ao tempo, sociedade, aspectos culturais e religiosos, e são dotados de características como:  magia, encantamento, dilema de cunho existencial, herói, heroína e superação de diversas adversidades.

 

Através da fantasia presente no conto da Cinderela, a criança se identifica em vários contextos com a história de vida da personagem, com evidências para as questões edipianas, com as angústias vividas pela personagem, ao ler o conto, a criança consegue compreender os seus sentimentos, além de significá-los.

 

Através da linguagem simbólica do conto, que está diretamente vinculada ao inconsciente, é irrefutável que os contos podem amenizar alguma dificuldade da criança, ao possibilitar meios para que ela dê um destino e sentido aos seus conflitos, diminuindo seu sofrimento psíquico.

 

Gostou? Deixe nos comentários!!

 

 

 

 

 

Dra. Paula Kochhann

Psiquiatria e Psicoterapia

CRM-RS 46847 / CRM-RJ 5201043080

 

Agende sua consulta pelo Whatsapp: (21) 96637- 5454

Contato: (21) 4040-2472

WhatsApp: (11) 93305- 8210

 

Centro Empresarial Visconde de Ouro Preto

Centro Empresarial Visconde de Ouro Preto – Rua Visconde de Ouro Preto, Nº 5, 5º andar – Livance Botafogo – Botafogo – Rio de Janeiro – RJ.

Edifício CEO Corporate

Edifício CEO Corporate – Av. João Cabral de Mello Neto, Nº 850, 10ª Andar – Livance Barra da Tijuca – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Consultório Tijuca

Rua Major Ávila, N° 207, 2º andar – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ.

Dra Paula Kochhann, Psiquiatria Rio de Janeiro, Psiquiatra Rio de Janeiro, Tratamento de psiquiatria Rio de Janeiro, Clínica de psiquiatria Rio de Janeiro, Psicoterapia Rio de Janeiro, Psicoterapeuta Rio de Janeiro, Psiquiatra em Ipanema, Psiquiatra no Leblon, Psiquiatra na Lagoa, Psiquiatra no Jardim Botânico, Psiquiatra na Tijuca, Psiquiatra em Copacabana, Psiquiatra no Botafogo, Psiquiatra no Flamengo, Psiquiatra São Conrado, Psiquiatra na Barra da Tijuca, Psiquiatra no Leme, Psiquiatra Humaitá, Psiquiatra tratamento de depressão Rio de Janeiro, Tratamento de ansiedade Rio de Janeiro, Tratamento de transtornos de humor Rio de Janeiro, Tratamento de Esquizofrenias Rio de Janeiro, Tratamento de dependência química Rio de Janeiro, Tratamento de alcoolismo Rio de Janeiro, Tratamento de bulimia em Rio de Janeiro, Tratamento de anorexia Rio de Janeiro, Tratamento de insônias em Rio de Janeiro, tratamento de TDAH Rio de Janeiro, Tratamento de síndrome do pânico Rio de Janeiro, tratamento de Transtorno Obsessivo-Compulsivo Rio de Janeiro, Clínica Psiquiatria Rio de Janeiro, Tratamento de insônia Rio de Janeiro, Psiquiatra Rio de Janeiro, Psicoterapeuta Rio de Janeiro, Psicoterapia Rio de Janeiro, Tratamento de Transtornos alimentares,

Dra. Paula Kochhann

Dra. Paula Kochhann Psiquiatria e Psicoterapeuta CRM-RS: 46847 RJ: 520104308-0 Contato: (21) 96637- 5454

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Ligue: (21) 96637-5454